sexta-feira, 28 de maio de 2021

Crescer com as Artes

Textos que integram o Jornal Interescolar 2020-2021 (versão integral)

No presente ano letivo, as professoras Ana Paula Cardoso e Cristina Nogueira iniciaram o desenvolvimento do projeto Crescer com as Artes, que faz parte do Plano de Ação Estratégica do Agrupamento e integra o Plano Educativo Municipal.

Uma equipa de reportagem do Clube de Jornalismo foi conhecer este projeto, observando a aula de uma turma da EB1 da Quinta do Conde de Portalegre e entrevistando a professora Ana Paula Cardoso. 

“O projeto abrange todos os JIs e todas as escolas do 1.º ciclo. São, no total, 30 turmas, cerca de 600 alunos ao todo. Somos apenas duas professoras, portanto, cada uma tem 300 alunos, 15 turmas cada uma.” Mas todos os seus docentes estão envolvidos. “Este projeto pretende que cada turma usufrua, em média, de duas horas semanais, existindo sempre uma parceria e coadjuvação entre o docente dinamizador do projeto e o professor titular de cada turma, em cada estabelecimento de ensino do 1.º Ciclo.”

Foi-nos explicada a razão da criação deste projeto: A arte é essencial para uma educação integral. “As expressões artísticas são importantes no processo educativo, onde o desenvolvimento global é incentivado. A escola deve ambicionar e estimular a descoberta das possibilidades dos vários sentidos, apelar à diversidade e à criatividade.”

O projeto integra atividades de expressão dramática, expressão musical, dança, expressão plástica e, também, yoga/mindfulness. “Esta última é uma área nova a explorar este ano e, como vocês puderam ver, tivemos a visita de uma professora exterior ao nosso agrupamento que nos vem fazer uma aula por cada turma, para que tanto eu como a outra professora dinamizadora deste projeto possamos replicar – repetir para os meninos todos na nossa prática pedagógica.” E falámos ainda sobre jogos tradicionais que, por vezes, também são aqui promovidos.

“Esta atividade começou no ano passado como experiência numa só escola, na Escola do Fogueteiro. Foi feita por mim (…) para ver se resultava. Como resultou muito bem, as crianças aderiram muito bem, os pais sentiram resultados relativamente a isso… a pandemia é que veio perturbar um pouco, porque tivemos de ir para casa, mas tentou fazer-se, mesmo online, alguma coisa nesse sentido. Este ano decidimos propor o alargamento às outras escolas e as pessoas aderiram todas. O ideal seria uma professora por escola, porque acaba por ser muito cansativo, estar numa escola e depois passar para outra e depois ter de ir a outra…”

“Tendo em conta o feedback dos professores, em alguns aspetos o projeto tem excedido as expectativas, porque nunca tinha havido um deste tipo. Os professores veem as crianças muito mais motivadas. Estas áreas de que eles gostam muito podem estimular as outras também.”

Tendo como base a arte, salienta-se a articulação das diferentes áreas do saber, uma vez que é de extrema importância perceber como se relacionam entre si e de que forma são trabalhadas. “Há crianças que muitas vezes têm como área forte a área das Expressões” e essas apetências mais fortes na área das expressões podem dar a possibilidade de desenvolvimento e de crescimento também nas outras áreas, “tornar as outras áreas mais agradáveis, mais apelativas.” As metas que se pretendem atingir são a redução do insucesso escolar e do número de registos de ocorrência e participações disciplinares.

Quisemos saber como é que os alunos têm reagido. “Muitíssimo bem! Com muita alegria… muito entusiasmo, mesmo! Têm um dinamismo fantástico! São uns queridos. Estão sempre predispostos. Quando eu chego a uma porta da sala de aulas é uma alegria, até batem palmas: ‘Chegou a professora de Artes!’ Portanto, é com muito entusiasmo, com muito dinamismo, muito empenho. E os professores também colaboram muitíssimo. E sentem-se um bocadinho mais à vontade, porque é uma área em que nem toda a gente tem apetência, independentemente de terem algum conhecimento, não têm o à-vontade, às vezes, para desenvolver determinada área artística e tanto eu como a professora Cristina gostamos do que fazemos e vamos continuar a fazer.” O projeto deverá durar, pelo menos, até ao ano letivo de 2022/2023.

“É importante que as práticas educativas no ensino, se orientem para uma educação onde sobressaia a criação de espaços/tempos/desafios educativos com e através da arte, onde cada criança possa desenvolver o seu potencial em toda a sua dimensão.”

 

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