Textos que integram o Jornal Interescolar 2020-2021 (versão integral)
No presente ano letivo, as professoras Ana Paula Cardoso e Cristina Nogueira iniciaram o desenvolvimento do projeto Crescer com as Artes, que faz parte do Plano de Ação Estratégica do Agrupamento e integra o Plano Educativo Municipal.
Uma equipa de reportagem do Clube de
Jornalismo foi conhecer este projeto, observando a aula de uma turma da EB1 da
Quinta do Conde de Portalegre e entrevistando a professora Ana Paula
Cardoso.
“O projeto abrange todos os JIs e todas as
escolas do 1.º ciclo. São, no total, 30 turmas, cerca de 600 alunos ao todo.
Somos apenas duas professoras, portanto, cada uma tem 300 alunos, 15 turmas
cada uma.” Mas todos os seus docentes estão envolvidos. “Este projeto pretende
que cada turma usufrua, em média, de duas horas semanais, existindo sempre uma
parceria e coadjuvação entre o docente dinamizador do projeto e o professor
titular de cada turma, em cada estabelecimento de ensino do 1.º Ciclo.”
Foi-nos explicada a razão da criação deste
projeto: A arte é essencial para uma
educação integral. “As expressões artísticas são importantes no processo
educativo, onde o desenvolvimento global é incentivado. A escola deve
ambicionar e estimular a descoberta das possibilidades dos vários sentidos,
apelar à diversidade e à criatividade.”
O projeto integra atividades de expressão
dramática, expressão musical, dança, expressão plástica e, também, yoga/mindfulness. “Esta última é uma área
nova a explorar este ano e, como vocês puderam ver, tivemos a visita de uma
professora exterior ao nosso agrupamento que nos vem fazer uma aula por cada
turma, para que tanto eu como a outra professora dinamizadora deste projeto
possamos replicar – repetir para os meninos todos na nossa prática pedagógica.”
E falámos ainda sobre jogos tradicionais que, por vezes, também são aqui
promovidos.
“Esta atividade começou no ano passado como
experiência numa só escola, na Escola do Fogueteiro. Foi feita por mim (…) para
ver se resultava. Como resultou muito bem, as crianças aderiram muito bem, os
pais sentiram resultados relativamente a isso… a pandemia é que veio perturbar
um pouco, porque tivemos de ir para casa, mas tentou fazer-se, mesmo online, alguma coisa nesse sentido. Este
ano decidimos propor o alargamento às outras escolas e as pessoas aderiram
todas. O ideal seria uma professora por escola, porque acaba por ser muito
cansativo, estar numa escola e depois passar para outra e depois ter de ir a
outra…”
“Tendo em conta o feedback dos
professores, em alguns aspetos o projeto tem excedido as expectativas, porque
nunca tinha havido um deste tipo. Os professores veem as crianças muito mais
motivadas. Estas áreas de que eles gostam muito podem estimular as outras
também.”
Tendo como base a arte, salienta-se a
articulação das diferentes áreas do saber, uma vez que é de extrema importância
perceber como se relacionam entre si e de que forma são trabalhadas. “Há
crianças que muitas vezes têm como área forte a área das Expressões” e essas
apetências mais fortes na área das expressões podem dar a possibilidade de
desenvolvimento e de crescimento também nas outras áreas, “tornar as outras
áreas mais agradáveis, mais apelativas.” As metas que se pretendem atingir são
a redução do insucesso escolar e do número de registos de ocorrência e
participações disciplinares.
Quisemos saber como é que os alunos têm
reagido. “Muitíssimo bem! Com muita alegria… muito entusiasmo, mesmo! Têm um
dinamismo fantástico! São uns queridos. Estão sempre predispostos. Quando eu
chego a uma porta da sala de aulas é uma alegria, até batem palmas: ‘Chegou a
professora de Artes!’ Portanto, é com muito entusiasmo, com muito dinamismo,
muito empenho. E os professores também colaboram muitíssimo. E sentem-se um
bocadinho mais à vontade, porque é uma área em que nem toda a gente tem
apetência, independentemente de terem algum conhecimento, não têm o à-vontade,
às vezes, para desenvolver determinada área artística e tanto eu como a
professora Cristina gostamos do que fazemos e vamos continuar a fazer.” O
projeto deverá durar, pelo menos, até ao ano letivo de 2022/2023.
“É
importante que as práticas educativas no ensino, se orientem para uma educação
onde sobressaia a criação de espaços/tempos/desafios educativos com e através
da arte, onde cada criança possa desenvolver o seu potencial em toda a sua
dimensão.”
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