sexta-feira, 28 de maio de 2021

Arte @ Distância

Textos que integram o Jornal Interescolar 2020-2021 (versão integral)

Mesmo na situação incaracterística do ano letivo passado e do atual, em que o ensino passou por largos períodos de ensino não presencial, muitas destas atividades artísticas continuaram a ser desenvolvidas.

A professora Ana Teresa Oliveira conta que, durante estes meses de fevereiro e março, quando ainda estávamos todos em ensino a distância, os alunos de três turmas do 7.º ano – A, B e D –, na disciplina de Educação Visual, foram desafiados a analisar e a recriar obras do pintor Vincent Van Gogh (pintor pós-impressionista holandês) e, ainda, a experimentar diferentes técnicas de expressão, com materiais que tivessem ao seu alcance. Técnicas como aguarela, canetas de feltro, pastel seco, lápis de cor e/ou o simples lápis de grafite, inspiraram e deram forma/conteúdo aos projetos artísticos de cada aluno. As formas foram pintadas de acordo com as decisões tomadas por cada um, tendo, em alguns casos, sido preenchidas com recurso ao ponto e à linha, numa dinâmica muito interessante. Desta experiência, resultaram “pequenas” obras de arte feitas, com empenho e criatividade, em diferentes espaços, do outro lado do ecrã.

O desafio foi aceite com entusiasmo, mesmo a distância, tendo sido possível trabalharem-se aprendizagens essenciais importantes para a formação global e integrada do aluno: apropriação e reflexão; interpretação e comunicação e, ainda, ao nível da experimentação e criação.

A arte é um veículo privilegiado de aprendizagem, ajudando a melhorar a forma como olhamos, interpretamos e analisamos o Mundo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário