sexta-feira, 28 de maio de 2021

Arte Urbana

Textos que integram o Jornal Interescolar 2020-2021 (versão integral)

Os nossos alunos têm sido desafiados a criar arte e a expressar a sua opinião, como a do João Guerreiro, do 7.º ano.

«A arte tem existido ao longo dos anos e tem passado pelos impérios mais poderosos do mundo, como a arte grega, a arte egípcia e a arte romana. Ela pode ser representada de qualquer maneira e pode assumir qualquer forma.

Gostaria de falar sobre um tipo de arte que está neste momento a crescer e que me tem chamado a atenção: a arte urbana. Aprecio, especialmente, pois, muitas vezes, através do aproveitamento de lixo, o artista consegue obter composições extraordinárias. Por outro lado, preenche áreas da cidade que estavam esquecidas, como muros velhos ou edifícios abandonados.

Uma cidade portuguesa que está neste momento a tornar-se conhecida por este tipo de arte é a Covilhã, com o WOOL | Covilhã Urban Art Festival.

Dado o interesse que este tipo de arte tem despertado nos jovens, têm sido desenvolvidas várias atividades na escola como a pintura de murais ou a criação de objetos de arte com resíduos.»

 

Como escreveu a nossa antiga jornalista Inês Braga no Jornal Interescolar de 2016-2017:

«O mundo da arte é maravilhoso e qualquer pessoa que entre nele sabe do que estou a falar. A arte contribui para nos soltarmos e para sermos mais felizes.

Experimentem fazer arte. Sei que não se vão arrepender.»

 

Sem comentários:

Enviar um comentário