Textos que integram o Jornal Interescolar 2020-2021 (versão integral)
A disciplina de Ateliê de Ilustração surgiu este ano letivo, no contexto do
Plano de Inovação do Agrupamento, implementado em 4 turmas do 5.º ano, durante
50 minutos por semana. Integra, também, os princípios orientadores do projeto
HOPEs (Felicidade, Otimismo, Positividade e Ética nas Escolas).
Na sua conceção, tem como base a abordagem do
aluno enquanto ser global, explorando tarefas específicas que prevejam a
aquisição de aprendizagens essenciais como: a leitura de diferentes textos
literários; a valorização da diversidade cultural patente nos textos; a análise
de diferentes narrativas visuais e a expressão de ideias, tendo em conta os
meios, os materiais, as técnicas e tecnologias artísticas (pintura, desenho,
fotografia, banda desenhada, multimédia, entre outros); a criação e/ou
transformação de narrativas visuais, criando novos modos de interpretação e a
justificação da intencionalidade dos seus trabalhos, conjugando a organização
dos elementos visuais com ideias e temáticas, inventadas ou sugeridas.
A imaginação, originalidade, expressão
gráfica, grafismo, criatividade e as emoções são os “condimentos” principais na
organização e dinamização desta disciplina. Todas as ideias/sugestões são valorizadas na perspetiva do trabalho
partilhado, na melhoria da autonomia, do pensamento crítico e da sensibilidade
estética e artística.
A opinião dos alunos do 5.ºB:
“Gostamos muito da disciplina de Ateliê de
Ilustração. Queremos estar sempre presentes, pois sabemos que vamos, para além
de ler e de conhecer diferentes meios de ilustração, desenhar, ilustrar, criar
e pintar. Às vezes, também, construímos personagens com as informações que nos
são dadas, ou inventamos e, só depois, lhes damos um nome e uma história. Algumas são tão estranhas quanto giras,
apelando à nossa imaginação. O Zbiriguidófilo (de um conto de Pitum Keil do Amaral) foi uma delas. Criámos os
nossos próprios Zbiriguidófilos e ficaram muito giros. Gostámos muito desta
atividade. Foi mágico imaginar como seria o Zbiriguidófilo sem o conhecer.
Nesta disciplina podemos, ainda, aprender com os nossos erros, ler diferentes
textos e ilustrá-los com diferentes materiais (lápis de cor, canetas de feltro,
aguarelas, guaches, canetas de ponta fina – mágicas, pastéis de óleo e giz,
etc.) e várias técnicas. Quando desenhamos podemos “dar asas à imaginação”.
Também consideramos esta disciplina importante, porque nela conseguimos obter,
sempre, sucesso. Todos somos capazes de executar as tarefas que nos são
propostas, o que nos deixa muito felizes. Se melhorarmos no desenho (expressão
gráfica), na leitura e na interpretação do que lemos, conseguimos obter
melhores resultados escolares. Então, EVOLUÍMOS todos. A professora dá-nos
muitas ideias que nos ajudam a melhorar e a realizar projetos muito criativos.
Gostámos muito, por exemplo, da atividade de
ilustração do poema Dia da Árvore, de
Maria do Rosário Macedo (atividade realizada online, E@D). Lemos o poema
baixinho e em voz alta. Depois começámos a ilustrá-lo com muitas ideias, mas o
foco esteve na forma da árvore e em tudo o que ela nos dá e proporciona.”
Sem comentários:
Enviar um comentário