sexta-feira, 28 de maio de 2021

Ateliê de Ilustração

 Textos que integram o Jornal Interescolar 2020-2021 (versão integral)

A disciplina de Ateliê de Ilustração surgiu este ano letivo, no contexto do Plano de Inovação do Agrupamento, implementado em 4 turmas do 5.º ano, durante 50 minutos por semana. Integra, também, os princípios orientadores do projeto HOPEs (Felicidade, Otimismo, Positividade e Ética nas Escolas).

Na sua conceção, tem como base a abordagem do aluno enquanto ser global, explorando tarefas específicas que prevejam a aquisição de aprendizagens essenciais como: a leitura de diferentes textos literários; a valorização da diversidade cultural patente nos textos; a análise de diferentes narrativas visuais e a expressão de ideias, tendo em conta os meios, os materiais, as técnicas e tecnologias artísticas (pintura, desenho, fotografia, banda desenhada, multimédia, entre outros); a criação e/ou transformação de narrativas visuais, criando novos modos de interpretação e a justificação da intencionalidade dos seus trabalhos, conjugando a organização dos elementos visuais com ideias e temáticas, inventadas ou sugeridas.

A imaginação, originalidade, expressão gráfica, grafismo, criatividade e as emoções são os “condimentos” principais na organização e dinamização desta disciplina. Todas as ideias/sugestões são valorizadas na perspetiva do trabalho partilhado, na melhoria da autonomia, do pensamento crítico e da sensibilidade estética e artística. 

A opinião dos alunos do 5.ºB: 

“Gostamos muito da disciplina de Ateliê de Ilustração. Queremos estar sempre presentes, pois sabemos que vamos, para além de ler e de conhecer diferentes meios de ilustração, desenhar, ilustrar, criar e pintar. Às vezes, também, construímos personagens com as informações que nos são dadas, ou inventamos e, só depois, lhes damos um nome e uma história.  Algumas são tão estranhas quanto giras, apelando à nossa imaginação. O Zbiriguidófilo (de um conto de Pitum Keil do Amaral) foi uma delas. Criámos os nossos próprios Zbiriguidófilos e ficaram muito giros. Gostámos muito desta atividade. Foi mágico imaginar como seria o Zbiriguidófilo sem o conhecer. Nesta disciplina podemos, ainda, aprender com os nossos erros, ler diferentes textos e ilustrá-los com diferentes materiais (lápis de cor, canetas de feltro, aguarelas, guaches, canetas de ponta fina – mágicas, pastéis de óleo e giz, etc.) e várias técnicas. Quando desenhamos podemos “dar asas à imaginação”. Também consideramos esta disciplina importante, porque nela conseguimos obter, sempre, sucesso. Todos somos capazes de executar as tarefas que nos são propostas, o que nos deixa muito felizes. Se melhorarmos no desenho (expressão gráfica), na leitura e na interpretação do que lemos, conseguimos obter melhores resultados escolares. Então, EVOLUÍMOS todos. A professora dá-nos muitas ideias que nos ajudam a melhorar e a realizar projetos muito criativos.

Gostámos muito, por exemplo, da atividade de ilustração do poema Dia da Árvore, de Maria do Rosário Macedo (atividade realizada online, E@D). Lemos o poema baixinho e em voz alta. Depois começámos a ilustrá-lo com muitas ideias, mas o foco esteve na forma da árvore e em tudo o que ela nos dá e proporciona.”

Sem comentários:

Enviar um comentário