sexta-feira, 28 de maio de 2021

Clube de Artes e Talentos

Textos que integram o Jornal Interescolar 2020-2021 (versão integral)

O clube com esta designação abrangente integra um pequeno conjunto de clubes que se articulam para a concretização de atividades comuns. Na sua base, estão dois dos clubes mais antigos da EB 2/3 Paulo da Gama: o Clube de Teatro e o Clube da Música.

Pedimos aos professores Leonor Beleza e Carlos Reis, que estão na sua origem e que ainda hoje são o seu motor, para nos falarem sobre a sua história.

CLUBE DE TEATRO

O Clube de Teatro funciona na Escola sede, desde há vários anos, tantos que já não sei bem a conta…

Estávamos no início dos anos 90 quando a escola se alargou ao 3.º Ciclo e os alunos do 9.ºano apresentavam à comunidade escolar, no final de cada ano letivo, o Auto da Barca do Inferno. Foram, sem dúvida, anos e representações memoráveis!

Em 1997/98 foi criado o Atelier de expressão dramática, onde os alunos do 3.º Ciclo se inscreviam, sendo representadas fantásticas peças de teatro, nomeadamente, À Beira do Lago dos Encantos e A Farsa de Inês Pereira.

Por volta de 2007/08 e até aos dias de hoje, passou a haver o Clube de Teatro para alunos dos 2.º e 3.º ciclos, assistindo-se às representações de A Menina do Mar e O Rapaz de Bronze.

A partir de 2013/2014 surgiu uma “lufada” de alunos que apostavam mais na representação de peças escritas por si, o que deu aso a inesquecíveis momentos de teatro!

Nunca esquecemos os familiares dos alunos e é “da praxe” haver sessões à noite.

E que o Clube de Teatro da Paulo da Gama continue por muitos anos a deleitar alunos, pais e professores!

Prof.ª Leonor Beleza

A minha experiência no Clube de Teatro da Paulo da Gama

Eu integrei o clube de teatro da escola no meu 5.º ano, tendo feito parte do mesmo até ao 9.º ano. Sem sombra de dúvidas, essa foi uma das melhores das decisões que tomei até hoje, não só porque me permitiu descobrir uma paixão incondicional pelo teatro e por tudo aquilo que está relacionado com o mesmo, mas também por me ter dado a oportunidade de pertencer a uma “família” e de encontrar um lugar em que eu podia ser eu mesma sem qualquer tipo de receio.

Durante o tempo em que pertenci ao clube, foi-me dada a oportunidade de escrever várias das peças, algo pelo qual sou muito grata, de aprender acerca de e ajudar na encenação, mas principalmente, e acima de tudo, de ver o mundo através dos olhos de inúmeras personagens, o que me ajudou a desenvolver mais empatia e compaixão no meu dia a dia. Interpretar uma personagem e dar vida aos seus medos e “fantasmas” ajuda-nos também a compreender e a ver os nossos próprios medos e problemas de forma diferente. O facto de o teatro nos proporcionar isso é bastante útil na adolescência, quando estão ainda a descobrir quem são, o que querem fazer, como devem agir ou a descobrir o mundo… Não existem palavras suficientes para descrever o que a minha passagem por este clube e por esta escola significou e significa para mim.

Sou grata a todos aqueles que integraram o clube e com os quais tive o prazer de contracenar, guardando também infinita gratidão à escola onde sempre fui tratada com respeito, confiança, simpatia e cuidado.

Aguardo e anseio pelo momento em que o clube de teatro regresse à sua antiga glória para que possa tocar e trazer felicidade a novos membros como me trouxe a mim e aos antigos elementos do clube. Sonho pelo momento em que possa ver novamente a cortina subir para assistir aos projetos do clube!

No entretanto e enquanto não há muito mais a fazer, ficam as memórias de dias e tempos felizes em que a arte iluminou, uniu e alegrou a escola!

Inês Braga

CLUBE DA MÚSICA

O Clube da Música terá começado há cerca de quinze a vinte anos. No princípio, as atividades foram criadas para dar resposta aos alunos, no aperfeiçoamento do estudo da flauta de bisel e, por outro lado, para proporcionar a existência do Coro Paulo da Gama, constituído por alunos, professores e pessoal não docente.

Depois disso foram feitas uma série de propostas de atividades regulares semanais: ateliês de aperfeiçoamento e desenvolvimento da execução musical em flauta de bisel, de sensibilização à prática instrumental e de introdução à informática musical. Muito populares entre os alunos são as sessões de Karaoke orientado.

Este trabalho está na base da participação em espetáculos realizados na escola e no meio envolvente e na realização de concursos organizados pelo próprio clube.

Destaco, ainda, a pesquisa, seleção e recolha de materiais a usar nas diversas atividades, assim como a participação na página eletrónica do Agrupamento, com disponibilização de informação e materiais alusivos à música – as nossas Notas da Música.

Claro que tivemos alguns obstáculos pelo caminho, nomeadamente porque as escolas não são bem apetrechadas de equipamentos específicos para a prática musical, mas não posso deixar de destacar uma cultura de escola que se foi enraizando ao longo dos anos, com atividades musicais muito procuradas principalmente pelos alunos do 3.º Ciclo, que não têm nenhuma disciplina de Música.

A participação musical dos alunos em espetáculos na escola e na comunidade tem contribuído substancialmente para o incremento da sua autoestima e do gosto pela escola, representando um espaço que lhes permite expressarem-se artisticamente com toda a carga emocional positiva que isso acarreta e que tem viabilizado a aproximação dos encarregados de educação à escola.

Talvez um dia, uma organização diferente do currículo e da escola com a possibilidade de os alunos escolherem o seu próprio percurso académico dentro das várias áreas do saber, privilegiando a Arte como veículo de criatividade e expressão social, possa permitir um maior empenho e crescimento dos alunos enquanto seres humanos.

Prof. Carlos Reis

A minha participação no Clube da Música

Gosto bastante de participar no Clube da Música. Lá, eu fiz amizades e melhorei bastante a minha voz e a minha maneira de ser.

Eu acho muito divertido cantar e ouvir outras pessoas cantar e, sempre que estou no clube, aprendo uma coisa nova.

Lamentavelmente, este é o meu último ano na Escola Paulo da Gama porque estou no 9.º ano e, por isso, é também o meu último ano neste clube. Como estou lá há já bastantes anos, vou sentir muitas saudades de todos.

Tenho de admitir que penso que este clube ajudou muito no meu crescimento pessoal.

Iara André, 9.ºC

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário