terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Gabinete de Intervenção Pedagógica


A conversa com a professora Ana Galveia, coordenadora do GIP (Gabinete de Intervenção Pedagógica), começou com a descrição do seu funcionamento.
O GIP parte da noção de que o aluno é o principal elemento da escola e só através da sua participação ativa e empenhada e da sua colaboração é possível melhorar o clima da escola.
Este gabinete tem como principais objetivos:
·         Apoiar os alunos ajudando-os na procura de resolução dos seus problemas;
·         Estabelecer estratégias de intervenção e combate à exclusão social;
·         Fornecer formação aos vários elementos da Comunidade Educativa.
Para ajudar os alunos, o GIP tem programas de tutoria, de coadjuvação em sala de aula e de acolhimento ao aluno.
No programa de tutoria, um professor trabalha com um aluno de forma a ajudá-lo a superar as suas dificuldades.
No programa de coadjuvação, uma aula pode decorrer com a presença de dois professores com o objetivo de ajudar os alunos nas suas tarefas e/ou no controlo do seu comportamento.
Relativamente ao programa de acolhimento de alunos, existe um gabinete onde se encontram professores disponíveis para receber aqueles alunos que, por sua iniciativa, se deslocam ao referido gabinete para resolver algum problema. Estes professores recebem igualmente os alunos que não cumprem as regras da sala de aula, perturbam o normal funcionamento das mesmas ou causam problemas no recinto escolar. No GIP os alunos registam a ocorrência, refletem sobre a mesma e realizam uma tarefa proposta pelo professor.
Ao longo do ano, o GIP procura desenvolver atividades que promovem a reflexão dos alunos e da comunidade escolar em relação a alguns temas, no sentido de envolver todos na vida da escola.

Neste 1.º Período o Tema é “A nossa árvore de Natal”.

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