A conversa com a professora Ana Galveia, coordenadora do GIP
(Gabinete de Intervenção Pedagógica), começou com a descrição do seu
funcionamento.
O GIP parte da noção de que o aluno é o principal elemento
da escola e só através da sua participação ativa e empenhada e da sua
colaboração é possível melhorar o clima da escola.
Este gabinete tem como principais objetivos:
·
Apoiar os alunos ajudando-os na procura de
resolução dos seus problemas;
·
Estabelecer estratégias de intervenção e combate
à exclusão social;
·
Fornecer formação aos vários elementos da
Comunidade Educativa.
Para ajudar os alunos, o GIP tem programas de tutoria, de
coadjuvação em sala de aula e de acolhimento ao aluno.
No programa de tutoria, um professor trabalha com um aluno
de forma a ajudá-lo a superar as suas dificuldades.
No programa de coadjuvação, uma aula pode decorrer com a
presença de dois professores com o objetivo de ajudar os alunos nas suas
tarefas e/ou no controlo do seu comportamento.
Relativamente ao programa de acolhimento de alunos, existe
um gabinete onde se encontram professores disponíveis para receber aqueles
alunos que, por sua iniciativa, se deslocam ao referido gabinete para resolver
algum problema. Estes professores recebem igualmente os alunos que não cumprem
as regras da sala de aula, perturbam o normal funcionamento das mesmas ou
causam problemas no recinto escolar. No GIP os alunos registam a ocorrência,
refletem sobre a mesma e realizam uma tarefa proposta pelo professor.
Ao longo do ano, o GIP procura
desenvolver atividades que promovem a reflexão dos alunos e da comunidade
escolar em relação a alguns temas, no sentido de envolver todos na vida da
escola.
Neste 1.º Período o Tema é “A nossa árvore de Natal”.
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