terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Entrevista à professora bibliotecária Rosa Serra


No dia 26 de outubro celebra-se o Dia Internacional das Bibliotecas. Sabe dizer-nos por que foi criado esse dia?
O mês de outubro é o mês das bibliotecas escolares a nível mundial, foi a IFLA (International Federation of Library Associations) que o criou. A Rede de Bibliotecas Escolares definiu um dia do mês de outubro para comemorar, que, a nível nacional, é o dia 26 de outubro.
Como é que esse dia foi assinalado na nossa escola?
Foi assinalado com 10 minutos de leitura de manhã e de tarde em toda a escola e com atividades dinamizadas nesse mês, como apadrinhar um livro e sessões de higiene oral.
Gosta de ser professora bibliotecária? Quais são os problemas com que se depara, aqui, na biblioteca, no seu dia a dia?
Gosto muito. Os problemas são vários… falta de alguns livros, alguns já estão muito usados… o constrangimento de alguns alunos se esquecerem das regras, o ruído da rua, o calor, durante o verão, porque este espaço é muito quente…
Quantos livros tem a biblioteca? Acha que são suficientes?
Tem cerca de seis mil livros. Os livros nunca são de mais nas bibliotecas, devemos apostar na diversidade para atrair os leitores.
Os alunos da escola costumam frequentar muito a biblioteca? E gostam de cá vir?
Há alunos que estão presentes no dia a dia da biblioteca para fazer os seus trabalhos, as suas leituras, as suas pesquisas. A nossa equipa esforça-se por proporcionar um bom ambiente aos alunos. No ano passado tivemos cerca de 12.500 acessos à biblioteca. Este ano já temos 2.000.
E os professores, também cá costumam vir?
Sim, os professores utilizam bastante a biblioteca.
Como é que a escola adquiriu material suficiente para o CRE?
Com a ajuda da Rede de Bibliotecas Escolares e com o empenho dos professores da escola.
Fale-nos de algumas atividades que já se realizaram este ano, ou que estão previstas.
Este ano fizemos a receção ao 5º ano, o encontro com a escritora Margarida Porgarell, juntamente com o clube de escrita criativa, tivemos dois dias um higienista a fazer sessões de higiene oral para os alunos do 5º e 8ºanos, o apadrinhamento de um livro… Proporcionámos neste espaço o encontro de desporto escolar e a biblioteca participou também na organização de trabalhos para a exposição na DGEST.
Para terminar, professora Rosa, como seria a sua biblioteca ideal?
A minha biblioteca ideal é uma biblioteca com alunos prontos a descobrir o mundo e a “crescer”.
Ficámos a perceber, ao longo desta conversa, que a biblioteca é um espaço privilegiado de atividades variadas, a pensar nos alunos e no seu bem-estar. Gostaríamos de agradecer à professora Rosa Serra a sua disponibilidade e simpatia e de apelar aos alunos para que cada vez mais participem e usufruam das potencialidades da nossa biblioteca escolar “Os navegantes”.

Angel, 6ºB; Duarte, 7ºC; Miguel, 6ºB; Miguel 6ºH; Gonçalo, 6ºH; Rafael, 6ºH

Sem comentários:

Enviar um comentário