domingo, 12 de fevereiro de 2017

Um português no topo do mundo - [Diogo Machado, 7.º B]

ONU é a abreviatura de Organização das Nações Unidas.É uma instituição formada por 193 Estados. Foi fundada em 24 de outubro de 1945, após a segunda guerra mundial, para manter a paz e a segurança de todo o mundo e fomentar relações amigáveis entre todas as nações que a constituem.

Os principais objetivos da ONU são:
  • Manter a paz e a segurança internacionais
  • Desenvolver relações amigáveis entre as nações;
  • Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter económico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
  • Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a realização desses objetivos comuns.
Nas Nações Unidas existem cinco órgãos principais: a Assembleia-geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado.

Um português, o engenheiro António Guterres foi eleito para Secretário-geral da ONU, o cargo mais importante dentro desta organização mundial. Vai entrar em funções no princípio de 2017.



Que funções tem o secretário geral da ONU?
O secretário geral da ONU também se pode designar como “chefe administrativo da organização”. Tem a obrigação de chamar a atenção do Conselho de Segurança sobre qualquer assunto que, em sua opinião, possa ameaçar a paz e a segurança internacional. Deve procurar fazer tudo o que possa ajudar a estabelecer a paz mundial.

É um papel difícil!...
Diogo Machado, 7.º B


Sem comentários:

Enviar um comentário